Projeto Brooklyn Grande


O Brooklyn Grande é um exemplo de planeamento participado, que soube conjugar o esforço e a convicção de um grupo de pessoas, para a construção de uma horta urbana comercial de 40 mil metros quadrados, plantada no topo de um armazém de seis andares construído em 1919, no histórico bairro de Brooklyn, em Nova-Iorque.

O projecto iniciado em 2009 por Ben Flanner, o agricultor-chefe do espaço e um apaixonado pela cultura da horta para a mesa, deve a autoria da sua primeira fase aos serviços da Bromley Caldari Architects, um ateliê de arquitectura de Nova – Iorquino, que projetou esta horta urbana, onde o objectivo é promover os agricultores da cidade, proporcionando-lhes um salário digno e de subsistência confiável.

A horta urbana foi financiada por uma combinação de empréstimos, eventos populares de angariação de fundos e plataforma de crowdfunding. A rentabilidade do investimento, onde os produtos hortícolas produzidos são vendidos pelos vários restaurantes e lojas locais, foi conseguida logo no primeiro ano e apresentou um crescimento de 40% no segundo.

Anúncios